sábado, 6 de setembro de 2014

ONU DOS SEM GRAVATA

Um prestigiado e histórico político internacional, com curioso nome de marca de sabão em pó, Ariel, em visita ao Papa , propôs , como divulgou a mídia frequentemente mentirosa, a criação da ONU DAS RELIGIÕES. Fiquei pensando com meus botões se seria uma organização pacífica, ou seria como a ONU DOS ENGRAVATADOS. armada até os dentes, com o poder de legitimar o genocídio permanente contra as nações "não católicas".

Fiquei tenso, pensando: "Deus, meu Deus, onde estás que não respondes...? E o mais dos versos do Castro Alves, lá no finzinho do Navio Negreiro. Tomei minha sopa de legumes, pensando nas propriedades vitais da merda de vaca que aduba os canteiros da horta com a ONU martelando nos miolos. Acordei pensando em convidar alguns algumas famílias tradicionais, para constituirmos, juntos, a ONU DOS SEM GRAVATA.

Tropecei, coisa de velho que se considera feliz por poder pensar livremente sem medo. Como aquele personagem da novela "Jonnhie Vai à Guerra", de Dalton Trumbo. (Há um filme cult de 1971 no YouTube). Não consegui um download do livro. O filme é legendado, a tradução é deficiente, mas é possível compreender a condição do personagem, que no final resume em: "S.O.S...S.O.S..."

Dai à idéia da ONU DOS SEM GRAVATA, que poderia vir a ser um cordão carnavalesco, um programa de televisão ou peça de teatro no estilo da "Grande Família" com cérebros pensadores visionários. Tropeço de novo, agora na tarefa de formalizar a idéia. Uma declaração? Um convite? Uma constituição? Um elenco de regras? Tudo limita, encurrala o pensamento. E agora?

Bom, historicamente os humanos têm lidado com limites. Uns construtivos e outros, na maioria, destrutivos e fundados em prepotência, preconceitos, vingança, sacrifícios aos milhares de deuses concebidos, uns como guerreiros vorazes de sangue e outros mais civilizados, pregando amor, perdão, tolerância, dignidade, colaboração e interdependência, com respeito a todas as formas de vida. Taí, a defesa da vida como ponto de partida para formular os limites da nossa ONU DOS SEM GRAVATA.

É transparente o fato de que as formas de governo que persistem no vício de matar, construíram arsenais com ogivas atômicas, bacteriológicas e mais recentemente controlam armas eletrônicas cujo poder mortífero atinge  até os pensamentos. Como é impossível para os sem gravata repetir a insanidade de recrutar jovens e treiná-los como rambos ou milícias para matar, podemos começar com a primeiro objetivo da nossa ONU:

1) Documentar e exibir as provas das matanças, genocídios e expor seus responsáveis, para que se envergonhem.
2) Exigir a destruição de todos os arsenais atômicos, bacteriológicos, vacinas que espalham vírus mortais, venenos nos alimentos, venenos que contaminam as terras, os rios, os mares e o ar que respiramos.
3) Proibir todas as guerras e o envio de tropas que sob qualquer insólito pretexto, têm sido mobilizadas fora do território de cada nação, para a matança comum e corrente desde que Caim matou Abel. Roupa suja se lava em casa e disputa de família se resolve em família.
4).Os encontros entre nações integrantes da ONU DOS SEM GRAVATA, terão como objetivo planejar a troca de alimentos, matérias primas, informações e tecnologia, conhecimentos científicos e receitas culinárias, sem que nenhuma nação tente ou mesmo pense em persuadir, convencer ou mesmo criticar a outra , por suas variedades comportamentais, relacionamentos domésticos, crenças ou roupagens.

5).Cada mercadoria física terá a destinação prioritária para a nação mais necessitada no momento específico. Ficam abolidos os mercados e moedas, valendo como lei entre nações a informação em tempo real e a coordenação logística para a colaboração no momento preciso.

Cada pessoa tem  o dever inalienável de exercer suas habilidades e capacidades individuais paara compartilhar com outras , atitude implantada na educação do lar e na instrução dos mais aptos para desenvolver capacidades e habilidades inatas, sendo valorizadas igualmente todas as atividades construtivas e produtivas.


Esta é a primeira anotação para a reflexão, proposição e sonho com uma utopia objetiva da vida. Quem  quiser ver o filme Johnny.Got.His.Gun.(1971)com legendas, taí:


Nenhum comentário:

Postar um comentário