quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O GOVERNO GASTA, SE ENDIVIDA E NÓS PAGAMOS

É alarmante quando o chefe de uma família começa a endividar-se com agiotas. Todos os que contribuem para a renda familiar vêem seus esforço direcionados para o pagamento de juros... E as dívidas continuam crescendo. Por analogia é o que vem sucedendo com o Brasil, presa do delírio do aparelho governamental dos comunistas no poder.

Os amigos enriquecem, a classe média apodrece e a maioria cresce exponencialmente sem perspectivas de sair do atoleiro. As políticas intervencionistas que se dizem de distribuição dos resultados do trabalho, renda, resultam no contrário: concentram recursos.

Na última década, impostos, juros e os impagáveis aumentos do déficit público são incompatíveis com a prudência mais elementar. Além de reduzir as liberdades individuais, comprometem todos os recursos gerados pela força de trabalho. Empresas e Estados, municípios e pessoas ficaram dependentes do governo.O estado federativo afundou, dando lugar ao estado totalitário.

Nos últimos dez anos, a dívida externa que, num passe de mágica o governo declarou zerada, (quando apenas foi passada para os credores internos que cobram juros mais elevados) voltou à cena e já está acima dos 300 bilhões de dólares. (Indicam os dados do Banco Central, que a dívida externa  de longo prazo atingiu US$279,2 bilhões, mais 32.9 bilhões de dólares no curto prazo).

Isto é devido à venda de títulos do tesouro nacional  aos bancos e investidores externos, para tapar os buracos e fingir equilíbrio econômico. O financiamento das travessuras dos governantes continua crescendo. E somando todo o compromisso com os agiotas internos e internacionais, podemos chegar ao fechamento de 2014 devendo uns  dois trilhões e quinhentos bilhões de Reais.

Com o dólar cotado a 2.20 Reais, já devemos mais de 1.1 bilhões de dólares. E supondo que as economias dos países credores se recuperem e que a moeda norte americana se valorize, os l.l trilhão de dólares vão aumentar como bolo com fermento em excesso. Como anualmente o Brasil paga quase a metade do que produzimos apenas em juros... Como neste ano a economia cresceu menos de 0.90% e os gastos do governo  cresceram o dobro da receita... É de esperar que todos os investimentos em serviços de educação, saúde, segurança, infra estrutura... vão como a vaca, para o brejo.

O governo nos faz trabalhar para pagar mais de UM BILHÃO DE REAIS DE JUROS POR DIA. Como se pode ver, o produto de decisões insensatas, mais toda a corrupção, mais o cabide de empregos que incha a folha de pagamento das empresas administradas pelo Estado, mais as despesas secretas, mais o que foi para o BNDES financiar o porto, hotel e agora aeroporto em Cuba e outros investimentos (secretos) na África e América Central... Mais perdão de dívidas...


Como é que vai sobrar algum tostão para melhorar de fato a vida das empresas nacionais e dos brasileiros? Continuamos dependentes da agiotagem. Até que se faça  uma auditoria desta dívida que suga nosso sangue. Coisa que os comunistas do PT nem de longe pensam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário