segunda-feira, 6 de abril de 2015

DE ONDE VEM O PODER?

Alcançar uma sociedade com liberdade e paz não é, obviamente, tarefa simples. Exigirá grande habilidade estratégica, organização e planejamento. Acima de tudo, exigirá poder. Os democratas não podem esperar derrubar uma ditadura e estabelecer liberdade política sem a capacidade de aplicar o seu próprio poder de forma eficaz.

Mas como isso é possível? Que tipo de poder  a oposição democrática pode mobilizar, que seja suficiente para destruir a ditadura coletivista e sua vasta rede de militantes, milícias, impostos, burocracia, propaganda  e repressão? As respostas estão em uma compreensão frequentemente ignorada do poder político. A aprendizagem dessa percepção não é realmente uma tarefa tão difícil. Algumas verdades básicas são bastante simples.

A fábula "O Mestre dos Macacos" é uma parábola chinesa do Século XIV de autoria de Liu Ji, que descreve muito bem esse entendimento  do poder político:

No estado feudal de Chu, um velho sobrevivia mantendo macacos ao seu serviço. O povo de Chu o chamava de "ju gong" (mestre dos macacos).

Todas as manhãs, o mestre reunia os macacos em seu pátio, e dava ordem ao macaco mais velho de liderar os outros e levá-los até as montanhas para colher frutos de arbustos e árvores.

A regra era que cada macaco tinha que dar um décimo de sua colheita ao velho. Aqueles que não conseguissem fazê-lo seriam chicoteados impiedosamente. Todos os macacos sofriam amargamente, mas não se atreviam a reclamar.

Um dia, um pequeno macaco perguntou aos outros macacos:
- "Foi o velho quem plantou todas as árvores de fruto e arbustos ?" Os outros disseram:
- "Não, eles cresceram naturalmente." 
O pequeno macaco ainda perguntou:
- "Não podemos colher os frutos sem a permissão do velho ?" 
Os outros responderam:
- "Sim, todos nós podemos," 
O pequeno macaco continuou:
- "Então, por que devemos depender do velho; por que todos nós devemos servi-lo?"

Antes do pequeno macaco  terminar de falar, todos os macacos de repente se tornaram iluminados e despertos. Naquela mesma noite, vendo que o velho tinha adormecido, os macacos derrubaram todas as barricadas da paliçada em que estavam confinados e destruíram totalmente a paliçada. Levaram os frutos que o velho tinha em estoque para a floresta e nunca mais retornaram. O velho finalmente morreu de inanição.

Yu-li-zi diz, "Alguns homens no mundo governam seus povos por meio de truques e não através de princípios justos. Eles não são exatamente como o mestre dos macacos? 
As pessoas são inconscientes das suas confusões mentais. Mas quando se tornam iluminadas, os truques dos homens que governam não funcionam mais."

MORAL DA HISTÓRIA: manifestar o que queremos; organizar dos grupos de protesto; marchar com hinos e roupas da mesma cor que nos identifiquem denunciando o roubo, a ideologia comunista que não queremos e seus partidos políticos; deixar os "macacos" do governo isolados.
Ref.: Gene Sharp, "Da ditadura à democracia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário