sexta-feira, 17 de setembro de 2010

QUO VADIS, RAÚL - 2a, Parte

Carlos Alberto Montaner

Que vai acontecer com as reformas de Raul Castro?

O primeiro é que êle não vai demorar para descobrir, que as reformas dos estados totalitários jamais se ajustam ao projeto original que as sustenta. Iniciadas as mudanças as consequências são imprevistas e as reações indesejadas. Tudo abre espaço para novas mudanças, que geram desenlaces insuspeitos e acabam por pulverizar o projeto original.

Os que discorrem sobre o „modelo chinês“, ignoram que jamais passou pela cabeça de Deng Xiaoping, que a China acabaria se transformando numa ditadura de capitalismo selvagem com partido único. Nem que o obsessão nacional viria a ser - falar inglês e viver à maneira ocidental. Tudo o que Deng queria, era aumentar a baixíssima produtividade e a produção do país, para poder chegar perto dos níveis de Taiwan ou Singapura. Uma situação parecida ao que Gorbachov tentou fazer na União Soviètica e acabou por destroçar o sistema comunista.

De qualquer modo, as mudanças que Raul Castro está impondo, não vão dar frutos, nem a curto nem a médio prazo, mas provavelmente vão gerar muitos atritos dentro e fora de Cuba.

Talvez ele pudesse começar pondo em ordem o sistema monetário. Enquanto existam moedas atreladas a um cambio desonesto, as transações serão prejudiciais, dificultanto a obtenção de benefícios, economizar e investir, única sequência viável para o crescimento econômico.

Falta elaborar um sistema de preços, baseado na oferta e na procura. O que acontece com as moedas, acontece com os preços: o mercado negro ou o mercado paralelo autorizado pelo governo, está regido por preços que nada tem a ver com a realidade oficial. Se o governo tentar controlar os preços do incipiente setor privado, vai desencorajar os produtores. Se não os controla, os preços sobem, como aconteceu, certamente, entre os anos de 1964 e 1968, quando ainda existia o tecido empresarial privado, provocando conflitos sociais e inflação.

Enquanto for vigente a constituição estalinista no país, não existirão instituições de direito capazes de tutelar as transações comerciais no setor privado. Não existe uma lei de comércio adequada à nova realidade. Não existe uma lei regulamentando falências. Os juizes e advogados são inexperientes com problemas e conflitos típicos das sociedades onde existe a propriedade privada.

O país não dispõe de um sistema financeiro que disponibilize recursos. Não existe economia nacional e os poucos recursos existentes não vão ser utilizados para sustentar investimentos privados. Os bens imóveis não podem ser utilizados como garantia de empréstimos, porque as pessoas não são proprietárias de suas casas. Habitam-nas em usofruto e não podem nem efetuar consertos por conta propria.

O estado está desabastecido, o que significa que não pode atender as necessidades de insumo dos empresários privados. De onde vai sair o capital e os insumos para iniciar a construção de empresas privadas ou cooperativas? Raúl Castro e seu pequeno grupo de colaboradores, esperam que o capital seja aportado pelos exilados, desejosos de ajudar familiares e amigos e fazer negócios que possam beneficiá-los.

É provável que o governante cubano tenha razão e que muitos exilados estejam dispostos a aventurar pequenas quantias. Mas as consequências políticas e sociais destes investimentos, serão devastadoras para o prestígio em baixa das ideias comunistas. Se vão viver melhor em Cuba, os que tem a possibilidade de enriquecer, as pessoas empreendedoras que se associem a seus parentes e amigos que vivem exterior, para desenvolver atividades privadas, não há dúvida que os cidadãos de segunda serão aqueles que ficarem ancorados na retórica e na prática comunista e revolucionária.

Diante disto, certamente muitos membros da nomenclatura, especialmente os mais jóvens, vão querer afastar-se do partido e das instituições governamentais, para desenvolver atividades empresariais privadas. Os sintomas deste fenômeno já são claros. Dois dos filhos de Fidel Castro, o filho de Machado Ventura e milhares de jovens, que pertencem às famílias do poder, que já não tem a menor convicção comunista ou revolucionária. Vão separar-se do aparato governamental, para dedicar-se ao mundo dos negócios, evidenciando a velha frase que assegura: „o comunismo é um pesadelo que as vezes se interpõe entre o capitalismo e o capitalismo“.

(Tradução: A. Montenegro)

7 comentários:

  1. O petralha vermelhão celso amorim, estará em Havana neste final de semana quando revisará com a chancelaria cubana, o estágio dos acordos de cooperação firmados entre os dois países comentando-se que se trata do apoio brasileiro à obras de infra-estrutura no país, como o Porto de Mariel.

    Esse doente que destroi o Brasil, em 8 anos de pretensa governação, nem mandou dragar o porto de Santos, o porto maritimo mais importante do noso país, mas para Cuba, dá tudo e mais alguma coisa. Traição! Mais outro crime lesa-patria, tanto mais que este desgoverno trabalha para institucionalizar a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), contando com o apoio político de Cuba que por isso, decidiu ignorar seu reingresso à Organização dos Estados Americanos (OEA).

    Somos um governo mais soviético que o de chavez!

    ResponderExcluir
  2. Como sabemos, existe um instituto cubano de informática no controle das urnas eletrônicas da Venezuela para fraudar as eleições beneficiando o socialismo bolivariano... E se estiver ocorrendo o mesmo com as eleições brasileiras?

    ResponderExcluir
  3. Na cerimônia do dia 14 de setembro, a OAB cumpriu a determinação de sua comissão de informática e não enviou nenhum representante para assinar e legitimar o software desenvolvido pelo TSE.

    http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=9555&Itemid=141

    Resumindo: a OAB não reconhece legitimidade das nossas urnas eletrônicas!

    Parabéns pela coragem!

    Mas o TSE colocou no seu site que a OAB reconhece a legitimidade das nossas urnas eletrônicas!

    FRAUDE! Abuso de Poder! Vigarice simples e pura! O TSE è desonesto, abuso de confiança!

    Logo, porque razão a OAB não interpôs ainda um recurso ou uma liminar para que o TSE retire de imediato essa informação falsa?

    Estranho!! Cheira mal isto tudo! Por um lado diz NÃO e pelo outro, fecha os olhos?

    A Historia repete-se mais uma vez como foi com a reeleição do doente corrupto que nos governa! As urnas eletrônicas são e protegidas e defendidas pelo STE e ABIN! O MP acha natural essa blindagem obscura e obscena!

    Tirei no Blog Notalatina.

    "(...)

    Com relação às máquinas de votação, foi colocado previamente em todas elas um sistema secreto WI-Fi (conexão inalambrica wireless – fraude eletrônica através de chip) que estava funcionando desde o começo das votações. Portanto, a conexão com a CANTV (operadora de telefonia e internet estatal) depois da totalização das atas era irrelevante."

    (...)

    "Além disso, próximo de cada centro de votação havia um sistema de rastreamento de WI-Fi colocado em um veículo que recebia a informação de cada máquina, e daí era retransmitida para uma CPU (Unidade Processadora Central localizada no Palácio Branco na Sala de Operações de Miraflores). Por isso eles sabiam permanentemente o comportamento do processo eleitoral, já que era muito fácil por serem apenas duas opções. Esse sistema de operação inalambrica não pôde ser aplicado nas eleições de 27 de novembro passado, porque elas eram muito complexas e havia muitos candidatos para as escolhas.

    O chip usado para o sistema WI-Fi é o modelo WRT 1800N X2 Linksys de fabricação canadense, o último do gênero. Esse sistema será usado, já aperfeiçoado, nas eleições de 2012, daí a segurança de Chávez em conquistar a vitória com tanta antecedência. As atas assinadas são a prova fidedigna da FRAUDE ELETRÔNICA ELEITORAL."

    (...)

    "É bom os brasileiros ficarem de olhos abertos porque isto não é impossível de acontecer aqui, considerando que o PT NÃO vai sair do poder e a terrorista e ladra Dilma Rousseff tem todas as ferramentas para dar continuidade a esta afronta de nos implantar, na marra, uma ditadura comunista como a que hoje se instalou de direito e de fato na Venezuela. Este é sonho de Fidel, de Lula e do Foro de São Paulo

    (...)

    http://notalatina.blogspot.com/2009/02/analise-da-fraude-na-venezula_1582.html

    ResponderExcluir
  4. Mais provas de como as nossas urnas eletrônicas, são 100% manipuláveis, como convém a lulla.

    http://aluizioamorim.blogspot.com/2010/09/extra-estudo-de-universidade-americana.html

    ResponderExcluir
  5. Vem no Contas Abertas.

    Está tudo dominado. O doente só se entende com vigaristas! Mas a Casa Civil mereçe melhor?

    "Novo ministro da Casa Civil respondeu a seis processos no TCU

    O ministro interino da Casa Civil, Carlos Eduardo Esteves Lima, que assumiu o cargo nesta quinta-feira (16), já foi alvo de seis processos no Tribunal de Contas da União (TCU) entre 1999 e 2003. Os processos dizem respeito a possíveis falhas na prestação de contas do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), além de irregularidades na execução de obras e contratação de empresas pelo DNER. Carlos Eduardo foi inventariante da LBA e do DNER no governo PSDB e também trabalhou na Embratur (veja aqui a relação de processos).

    (...)"

    http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/Noticias/DetalheNoticias.aspx?Id=268&AspxAutoDetectCookieSupport=1

    ResponderExcluir
  6. Tem coisas espantosas por aí e que ninguém imagina! Só mesmo em "democracia"! Cada "democrata"!

    Mas explico.

    Aloysio Nunes Ferreira! Conhecem este nome? Uma vaga ideia? Então aqui vai sua historia de vida:

    Aloysio Nunes Ferreira, cidadão brasileiro, em 10 de agosto de 1968, juntamente com alguns companheiros, assaltou o trem pagador da Estrada de Ferro Santos-Jundiai. Foi mais um dos crimes que vinham ocorrendo naquele ano.

    Aloysio Nunes Ferreira tinha. Era membro do Partido Comunista Brasileiro em 1963, mas, partidário da luta armada, ingressou na Ala Marighella.

    Como Presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (São Paulo), participou de ocupação dessa Faculdade, ameaçando incendiá-la caso a policia a invadisse. Disse dispor, na ocasião, de mais de cem coquetéis molotov.

    "Desapareceu", abdicando de seu nome, assumindo na clandestinidade os codinomes Mateus, Beto, Lulu, convivendo, então com o grupo de Marighella, de quem era o motorista.

    Aloysio Nunes Ferreira e outros terroristas roubaram do trem pagador com o torpe motivo de financiar a luta armada que culminaria na instauração da ditadura comunista no Brasil.

    Aloysio Nunes Ferreira, em outubro de 1968 participou do assalto ao carro pagados da empresa Massey-Ferguson e em novembro do mesmo ano, usando passaporte falso, viajou para Paris, de onde coordenava as ligações de Cuba com os comunistas brasileiros.

    Durante os três anos de permanência em Paris, filiou-se ao Partido Comunista Francês, envolveu-se no movimento sindical e foi professor da Universidade de Besançon. Negociou com o presidente argelino Houri Chedid Boumedienne para que terroristas brasileiros recebessem treinamento militar na Argélia.

    Aloysio Nunes Ferreira,graças à Lei da Anistia de 1979, lei essa propositalmente mal formulada, retornou ao Brasil e ingressou na política. Foi um dos fundadores do PMDB e elegeu-se deputado estadual e vice-governador de São Paulo(1991-1994). Foi também eleito deputado federal.

    Aloysio Nunes Ferreira foi escolhido pelo presidento FHC para ser seu secretário particular. Note-se que todos os documentos destinados ao presidente passariam necessariamente pelas mãos do secretário.

    O mais impressionante é que é agora o Ministro da Justiça e tem a seu cargo a Polícia Federal.

    Mas antes, foi deputado estadual de 1983 a 1991 pelo PMDB (sendo, em seu primeiro mandato, líder do governo Franco Montoro na Assembléia Legislativa) e vice-governador de São Paulo de 1991 a 1994 (eleito na chapa de Luiz Antônio Fleury Filho) acumulando a função com a de secretário dos Transportes Metropolitanos. Foi o candidato derrotado do PMDB à prefeitura de São Paulo em 1992. De 1995 a 2007, foi deputado federal já pelo PSDB.

    Foi secretário de governo na prefeitura de São Paulo durante o governo José Serra/Gilberto Kassab e o chefe da Casa Civil enquanto Serra esteve à frente do governo estadual. De 1999 a 2002, ocupou dois ministérios no governo Fernando Henrique Cardoso: a secretaria-geral da Presidência e o Ministério da Justiça.

    Em 12 de junho de 2010, foi lançado oficialmente o candidato do PSDB ao Senado por São Paulo.

    Como ministro, alem do combate ao crime organizado, ao narcotráfico e ao terrorismo, Aluysio Nunes Ferreira poderá usar a Polícia Federal para investigar denúncias de irregularida –des reais ou forjadas, contra aqueles que ousem interpor-se aos seus desígnios ou que surjam como ameaça à eleição do seu preferido.

    Um "self made man" à brasileira, "politicamente correto", de terrorista a ministro, passando por secretário de confiança de FHC, politico de confiança do serra e kassab!

    Grande golpe de cintura! Como confiar na nossa classe politica se a matrona que vai ser eleita, teve participação na morte do soldado Mário Kozel Filho. O STF que libere a documentação fechada a sete chaves sobre esse crime! Por quê está tão bem guardada se dilma è inocente? Será? Quando for eleita, será comandante-em-chefe das nossas patéticas FFAA.

    ResponderExcluir
  7. Por que não fico admirado com esta declaração? O que tem mais dilma a esconder, para além da ereniçe, lulla e dirceu? Os nossos briosos militares devem estar esfregando as mãos de contentes. Afinal a comandante-em-chefe è igual a muitos dos seus pares em questão de sexualidade reprimida. Já os vejo marchando, baboleando as ancas!

    "Dilma é Lésbica, garante suposta ex-amante.

    "Dilma Rousseff é Lésbica, mas nunca quis assumir nosso romance publicamente"

    A declaração é de Verônica Maldonado, uma doméstica que afirma ter tido um longo romance com a atual candidata à presidencia da república, Dilma Rousseff.

    "Nos relacionamos durante mais de quinze anos, mas quando surgiu essa oportunidade em Brasília, ela nunca mais quis saber de mim"
    Verônica afirma possuir fotos, cartas e outros documentos que comprovam a relação duradoura e pretende pleitear na justiça o direito à uma pensão mensal.

    "Afinal nós tivemos um relacionamento durante mais de qinze anos, período em que deixei de trabalhar, estudar, apenas para ficar com ela. Acho que tenho direitos como qualquer outra mulher!"

    Segundo o advogado de Verônica, Dr Celso Langoni Filho, a possibilidade de ganho de causa é concreta, uma vez que sua cliente é capaz de comprovar a existência de uma relação estável e duradoura. Ele cita o caso da Justiça de Pernambuco, que tomou uma decisão inédita este mês ao reconhecer a união estável de duas lésbicas para fins de pagamento de pensão."

    (...)

    http://movimentoordemvigilia.blogspot.com/2010/09/dilma-rousseff-e-lesbica-mas-nunca-quis.html

    ResponderExcluir