sexta-feira, 3 de setembro de 2010

OS VENEZUELANOS JOGAM TUDO

Por Carlos Alberto Montaner

A situação venezuelana é cada vez mais tensa e perigosa. Ramón Guillermo Aveledo, advogado, escritor, ex-presidente do Congresso e atualmente Secretario Executivo da Unidade Democrática, frente única de oposição a Chávez, diz que no próximo dia 26 de Setembro, talvez o país tenha suas últimas eleições.

Acontece que Chávez pode perder e busca o meio de fraudar os resultados. A um mês das eleições, a pesquisa mais confiável, de "Consultores 21", segundo o perito Joaquín Pérez Rodríguez, dá o triunfo à oposição com uma diferença de 10 pontos, 52% a 42%. Outro dado é revelador: respondendo à pergunta direta, 56% dos eleitores rejeitam e 37% diz apoiar Chávez . Diferença de quase 20 pontos.

A popularidade de Chávez afundou por cinco razões poderosas:
  • A violência insuportável que tornou Caracas uma das cidades mais perigosas do mundo e a Venezuela um matadouro com mais vítimas que o Iraque, segundo o New York Times. Desde que Chávez assumiu o poder, quase 120 mil pessoas foram assassinadas. Quadruplicou-se a violência.
  • A sociedade detesta a existência de bandos paramilitares armados a serviço do governo, ("Os guardiões de Chávez", assim denominados pela CNN, em excelente documentário que estremeceu o país) intimidam e maltratam a população, como instrumento repressivo dedicado a conduzir o país para o modelo socialista, rejeitado por 66%.
  • A estupidez infinita de um governo que, apesar de receber uma enxurrada de petrodólares, não é capaz de abastecer os mercados, conservar os alimentos ( apodrecem e se perdem milhares de toneladas), manter a infra-estrutura ou equipar hospitais com o indispensável. O povo venezuelano percebe, com razão, que tem o pior governo da América Latina.
  • A inquietante ocupação da Venezuela por Cuba e a doação de uma parte da riqueza da Venezuela para Havana, Manágua, Bolivia e demais famélicos do socialismo do século XXI, modo com que Chávez compra sua aprovação internacional e promove o mais alto índice de corrupção jamais visto na Venezuela.
  • O desaparecimento de qualquer vestígio do Estado de Direito e o abandono em que vive a sociedade, com juízes que respondem apenas ao poder político, forças policiais que não detêm os criminosos (93% dos assassinatos estão impunes), mas se prestam a prender opositores políticos como Alejandro Peña Esclusa, um engenheiro líder da oposição, conhecido e respeitado na AL, acusado de conspiração terrorista, um absurdo sem pé nem cabeça que ninguém acredita, mas que serve ao governo para manter a prisão ilegal, sem fiança. Insegurança e desamparo são dois sentimentos universais na Venezuela de hoje.

    Diante da real possibilidade da oposição obter a maioria no Congresso, a hipótese é que Chávez não reconhecerá os resultados. Que fabrique um roteiro fraudulento abrangente: primeiro controlando uma pesquisa que afirme sua liderança com números favoráveis; segundo, utilizar uma uma empresa de pesquisa de boca de urna para confirmar os números de sua liderança e finalmente, à noite, o Conselho Nacional Eleitoral, que fala ou cala qualquer coisa, anunciar os números finais das urnas eletrônicas confirmando a pesquisa falsificada anteriormente.

    Por tudo isto, Aveledo afirma que estas poderão ser as últimas eleições. Se os venezuelanos consentirem no roubo da vitória da oposição, a conclusão dos democrátas é que não adianta se envolver em outras eleições frauduletas no futuro, perdendo antes, durante e depois do processo.

    É possível evitar o golpe? O ex embaixador da Venezuela Thor Halvorssen diz que: "Somente se a população sair para votar em massa, com a disposição de defender seu voto na rua a qualquer custo e pelo tempo que for necessário, como fizeram os ucranianos."
    Veremos, em breve.

    COMENTÁRIO DESTE BLOG:
    Há uma coincidência na metodologia, no personalismo, nos ataques à imprensa, na perseguição de opositores, no desrespeito à Constituição, no terrorismo e violência exacerbada, na desmoralização das Forças Armadas e corpos policiais, no exercicio da corrupção e roubalheira, na submissão da Justiça e dos partidos políticos, no aumento da violência, na ação de ongs estrangeiras junto a indígenas e ativistas de esquerda, na presença de "ajuda" cubana, banalização do uso de drogas, licenciosidade nos comportamentos, na presença de grupos de militantes armados... - em todos os países onde estão os governos de comunistas e defensores do socialismo do seculo XXI.
    O Brasil, com ligeiras variações, confirma a regra. Aqui o "Chefe" e seu bando, diz uma coisa e faz outra. O PT domina o estado e engana a nação. As semelhanças mostram o caminho da ditadura nazi-comunista em seu último ensaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário