quarta-feira, 19 de agosto de 2009

VOCE É BRANCO? CUIDE-SE!!!

Ives Gandra da Silva Martins*

Hoje, tenho eu a impressão de que o "cidadão comum e branco" é agressivamente discriminado pelas autoridades e pela legislação infraconstitucional, a favor de outros cidadãos, desde que sejam índios, afrodescendentes, homossexuais ou se auto-declarem pertencentes a minorias submetidas a possíveis preconceitos.

Assim é que, se um branco, um índio e um afrodescendente tiverem a mesma nota em um vestibular, pouco acima da linha de corte para ingresso nas Universidades e as vagas forem limitadas, o branco será excluído, de imediato, a favor de um deles! Em igualdade de condições, o branco é um cidadão inferior e deve ser discriminado, apesar da Lei Maior.

Os índios, que, pela Constituição (art. 231), só deveriam ter direito às terras que ocupassem em 5 de outubro de 1988, por lei infraconstitucional passaram a ter direito a terras que ocuparam no passado. Menos de meio milhão de índios brasileiros - não contando os argentinos, bolivianos, paraguaios, uruguaios que pretendem ser beneficiados também - passaram a ser donos de 15% do território nacional, enquanto os outros 185 milhões de habitantes dispõem apenas de 85% dele.. Nesta exegese equivocada da Lei Suprema, todos os brasileiros não-índios foram discriminados.

Aos 'quilombolas', que deveriam ser apenas os descendentes dos participantes de quilombos, e não os afrodescendentes, em geral, que vivem em torno daquelas antigas comunidades, tem sido destinada, também, parcela de território consideravelmente maior do que a Constituição permite (art. 68 ADCT), em clara discriminação ao cidadão que não se enquadra nesse conceito.

Os homossexuais obtiveram, do Presidente Lula e da Ministra Dilma Roussef, o direito de ter um congresso financiado por dinheiro público, para realçar as suas tendências, algo que um cidadão comum jamais conseguiria!

Os invasores de terras, que violentam, diariamente, a Constituição, vão passar a ter aposentadoria, num reconhecimento explícito de que o governo considera, mais que legítima, meritória a conduta consistente em agredir o direito. Trata-se de clara discriminação em relação ao cidadão comum, desempregado, que não tem este 'privilégio', porque cumpre a lei.

Desertores, assaltantes de bancos e assassinos, que, no passado, participaram da guerrilha, garantem a seus descendentes polpudas indenizações, pagas pelos contribuintes brasileiros. Está, hoje, em torno de 4 bilhões de reais o que é retirado dos pagadores de tributos para 'ressarcir' àqueles que resolveram pegar em armas contra o governo militar ou se disseram perseguidos..

E são tantas as discriminações, que é de se perguntar: de que vale o inciso IV do art. 3º da Lei Suprema?

Como modesto advogado, cidadão comum e branco, sinto-me discriminado e cada vez com menos espaço, nesta terra de castas e privilégios.

2 comentários:

  1. complexo meu amigo!!! o negócio é fingir ser minoria, rsrsrs. (brincadeira)
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo venho humildemente lhe pedir ajuda para um problema que não sei ao certo como resolver, venho relatar um episódeo ocorrido em sala de aula , Meu Nome é Thales Monteiro Freire , 16 Anos Curso o 3° ano do ensino médio.

    pois bem , ontem me ocorreu uma dúvida , e em meio a aula de matemática (talvez aí esteja meu erro por perguntar em uma hora inoportuna) fiz uma pergunta ao professor
    (...)"-Colocar uma foto de "hitler" no orkut é ilegal??" (...)

    De maneira nenhuma eu perguntei em tom ofensivo , apenas me ocorreu a dúvida , visto que tenho muito interesse no campo dos assuntos ligados aos ideais nazistas , mais sem ofender a etinia de ninguem...

    o professor respondeu bondosamente (...)"- Sim Thales , é proibido , pois o o ato é caracterizado Neo-nazismo"(...)

    a conversa se encerrou aí ,

    Hoje , quando sua aula se iniciou novamente , tivemos uma pequena discussao , o professor , me convidou gentilmente a "me Retirar" da sala , e eu neguei a solicitação , visto que (creio eu) ser um direito , permanecer na sala (afinal pago 300 R$de mensalidade pra isso )
    o professor então fez o rídiculo de retirar todos os 40 alunos da sala e leva-los à outra sala , a fim de me deixar sozinho ,me humilhando perante 40 Colegas estudantes

    ...A partir daí , procurei a direção da escola pra relatar o acontecido , e a direção se mostrou um tanto "tendenciosa" a apoiar a atitude do professor , daí me mostrei indignado diante da escola e disse que se fosse o caso , eu chegaria ao estremo de denunciar à secretaria de Educação , ou registar um B.O ( com a ajuda de meus pais é claro) , na frente dos seus superiores , o prefessor fez uma espécie de "encenação" e disse que se eu chegasse a denuncia-lo a Secretaria de Educação , ele me acusaria de RACISMO , pois se sentiu "ofendido" quando o questionei sobre "a foto de Hitler" , ele, a todo momento em sala de aula , faz comentarios racistas sobre sua propria etinia (-Aí , odeio negros , ainda bem que eu sou Branco , ou mesmo - vou pra um país da Europa me livrar dessas gentinha Montes Clarense )

    Percebe-se então uma contradição , na frente dos alunos ele , espõe sua desaprovação à sua afro-descendencia , mais na frente dos superiores , se mostra inconformado com as "opinioes" de caracter racista ...

    CAro amigo , não consigo ver Razão ao lado desse senhor que se intitula "educador" (e creio que ele precise urgentemente de livros do Paulo Freire) peço encarecidamente , uma resposta a minha duvida , visto que Sou menor , e nao tenho aparato nenhum em casa (meus pais são meio leigos no assunto )

    desde já agradeço (se puder me mandar um e-mail resposta thales_passos@hotmail.com)

    e obrigado pelo espaço aberto pra discussoes sobre o "preconceito Reverso"

    FORTE ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir