quarta-feira, 12 de agosto de 2015

PROFISSÕES DO FUTURO

O mundo vive em constante mutação e o mercado de trabalho não está alheio. Nas próximas décadas surgirão muitas profissões novas. A humanidade está experimentando uma forte revolução técnica, muita inovação.

Há vinte anos esta realidade era inimaginável. Mais difícil ainda é imaginar como sera a nossa vida nas próximas décadas. O futurólogo Thomas Frey, CEO do Instituto DaVinci, ganhou 270 prêmios trabalhando como engenheiro e designer da IBM é quem indica as  profissões que poderão ocupar nossos filhos. Entre outras estão:

1. Transicionistas - especialistas que ajudarão a fixar a era digital para toda a humanidade.

2. Expansionistas -  Peritos na adaptação da humanidade a um novo meio ambiente.

3. Maximizadores - Profissionais capazes de construir processos, situações e oportunidades.

4. Otimizadores - Profissionais persistentes, preparados para ajustar os dados variáveis para obter melhores resultados.

5. Inflexionistas - Especialistas capazes de encontrar o ponto de inflexão (modulação, curvatura) num sistema. Uma habilidade que os futuristas predizem que será muito valorizada.

6. Especialistas em desmanche - Uma vez que cada processo industrial tem um final, serão necessários profissionais capazes de liquidar a produção.

7. Contratacantes - Pessoas capazes de responder de maneira adequada aos adversários negativos de cada nova tecnologia.

8. Finalizadores (last milers) - As empresas costumam reduzir os rendimentos para maior satisfação do usuário final. Os finalizadores serão os peritos capazes de gerenciar este processo.

9. Contextualistas - Entre uma idéia inovadora e sua realização, há um tempo de incubação, trabalho rotineiro. Os contextualistas participarão no processo de aplicação do produto final.

10. Peritos em ética - Com o passar do tempo aumentará a necessidade de especialistas na resolução de questões morais complexas. Considerando o impacto crescente da tecnologia na vida da gente, os "eticistas" serão muito requisitados.

11. Filósofos - No ambiente em que existe uma luta permanente entre empresas que buscam supremancia na esfera intelectual, a filosofia ganhará espaço rotineiro, como base dos processos de negócio.

Na agricultura do futuro os tratores serão passado.  A paisagem será ocupada por máquinas automáticas e drones. Como em qualquer indústria a tendência predominante será de  precisão, relevância e controle. Entre os profissionais futuros da agricultura destacamos algumas referências de Frey:

Engenharia genética, especializada na alteração da árvores e frutos, manipulando e personalizando os padrões de crescimento, cor da madeira, folhas, etc.  

Agricultores Urbanos, que levam o alimento a qualquer parte do mundo onde possa ser produzido ao lado dos consumidores.

Educadores de plantas - Uma planta inteligente será capaz de auto transformar-se para atender as demandas do mercado de amanhã.

Psicólogos e terapeutas das plantas, capazes de prevenir e tratar reações não planejadas nas "mentes" das plantas.

Gastrônomos Moleculares, Bio engenheiros das fábricas de carne, Otimizadores da cadeia de abastecimento, Inspetores e Vigilantes da bio segurança, Operadores e gerentes de máquinas e drones...

Enquanto nos mobilizamos por liberdade, aprisionados aos conceitos antigos de ideologias, sistemas de governo e carência de liberdade, o ambiente que desconhecemos nos absorve. 

Carecemos de decisão e ação, preparo mental e material para sobreviver. Precisamos decidir que tipo de organização da sociedade - ditatorial e concentradora ou capitalista e livre? - queremos. Que forma de governo inovador, mínimo e que responda às necessidades até agora ignoradas.

Carecemos decidir e agir, preparar-nos mental e materialmente para a sobrevida ou continuar como um povo esmagado, triturado pela ignorância.



Um comentário: