quinta-feira, 27 de agosto de 2015

DE HUXLEY PARA ORWELL

Há 66 anos, Aldous Huxley lançava seu "Admirável Mundo Novo", obra marcante que antecedeu o "1984" de George Orwell. Huxley previa o controle totalitário psicológico do Estado sobre as pessoas com o uso de drogas, sexo precoce, numa convivência social sem ética ou moral. A previsão era para seis séculos adiante.
Orwell descrevia um mundo militarizado, dividido em fatias, onde as pessoas seriam controladas pela vigilância permanente do olho do "big brother." Ambos projetaram realidades muito atuais.

"Wrightwood. Califórnia 21 de outubro de 1949

Prezado Sr. Orwell,
Foi muito gentil da sua parte dizer a seus editores para me enviarem uma cópia do seu livro.  (...) eu tive que esperar um longo tempo antes de ser capaz de embarcar em "1984".
 
Concordando com tudo o que os críticos têm escrito sobre ele, eu não preciso dizer-lhe, mais uma vez, quão belo e quão profundamente importante é o livro.

Posso falar, em vez disso da coisa, a qual o livro trata - a revolução final? Os primeiros sinais de uma filosofia da revolução final - a revolução que se situa além da política e da economia, e cujo objetivo é a subversão total de psicologia e fisiologia do indivíduo - são fundamentados por Marquês de Sade, que considerou a si mesmo como o continuador, o consumador, de Robespierre e Babeuf.

A filosofia da minoria dominante em 1984 é um sadismo que tem sido levado à sua conclusão lógica, indo além do sexo e de negá-lo. Se, de fato, a política do chute na cara pode continuar indefinidamente parece duvidoso. Minha crença é que a oligarquia dominante vai encontrar maneiras menos árduas e imorais de governar e de satisfazer sua sede de poder, e essas maneiras se assemelham as que eu descrevi em Brave New World.

Já tive a oportunidade recentemente de observar  a história do magnetismo animal e hipnotismo, e foi muito impressionante a maneira na qual, por cento e cinqüenta anos, o mundo se recusou a tomar um sério conhecimento das descobertas de Mesmer, Braid, Esdaile, e do resto.

Em parte devido ao materialismo reinante e, em parte por causa da prevalecente respeitabilidade, filósofos e homens da ciência do século XIX  não estavam dispostos a investigar os fatos mais estranhos da psicologia para o homem prático, tais como políticos, soldados e policiais, para aplicar no domínio do governo.

Graças à ignorância voluntária de nossos pais, o advento da revolução final foi adiado por cinco ou seis gerações. Outro feliz acaso foi a incapacidade de Freud de hipnotizar com sucesso e sua conseqüente depreciação do hipnotismo. Isso atrasou a aplicação geral do hipnotismo na psiquiatria por pelo menos 40 anos. Mas agora a psicanálise está sendo combinada com a hipnose; e a hipnose se tornou fácil e indefinidamente extensível através do uso de barbitúricos, os quais induzem a hipnose a um estado sugestionável mesmo em indivíduos rebeldes.

Dentro da próxima geração eu acredito que os governantes do mundo vão descobrir que condicionamento infantil e a narco-hipnose serão mais eficientes como instrumentos do governo do que sociedades e prisões, e que o desejo de poder ser completamente satisfeito tanto sugerindo que as pessoas amem sua servidão como também também como por flagelação e chutando-os em total obediência.

Em outras palavras, eu sinto que o fantasma de 1984 é destinado a modular o pesadelo de um mundo que tem mais semelhança com o que eu imaginei em Brave New World. A alteração será provocada como um resultado de uma necessidade para o aumento da eficiência. Enquanto isso, é claro, pode haver uma grande escala de guerra biológica e atômica - na qual teremos pesadelos diferentes e de tipos dificilmente imagináveis.

Obrigado mais uma vez pelo livro. Com os melhores cumprimentos,
Aldous Huxley"

NOTA COMPLEMENTAR: No "Admirável Mundo Novo" ( 1932) de Aldous Huxley, as crianças são educadas para exercitar a sexualidade desde a infância. Na mesma linha defendida por Sir Bertrand Russel. As pessoas são condicionadas psicologicamente e biologicamente, em harmonia com as regras cientificamente elaboradas. Quando surge algum desequilíbrio é imediatamente tratado com a "soma", droga consumida para acalmar. No mundo descrito por Huxley não existem valores familiares, a mera citação de pai e mãe é ridícula. Ética e moral foram banidas da vida social.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário