segunda-feira, 27 de abril de 2009

COMO SE DECOMPÕE UMA NAÇÃO

Por Percival Puggina

Em seu relatório de 2008, a International Transparency situa o Brasil em 80º lugar, com nota 3,5 sobre 10, no ranking da corrupção. Estamos nivelados com Burkina Faso, Marrocos, Arábia Saudita e Tailândia. Perdemos até para Namíbia, Tunísia e Gana, países onde as práticas são consideradas mais corretas do que aqui. É constrangedor o que o mundo pensa de nós! Estou convencido, caro leitor, de que temos a obrigação moral de enfrentar essa pauta, refletindo sobre a realidade que os números refletem. É intenção deste artigo, portanto, identificar o que nos conduz a tão lamentável reconhecimento mundial.

Em contradição com a opinião de muitos, penso que o povo brasileiro é de boa índole. Nossa gente, em sua imensa maioria, tende a agir bem. Mas vem sendo submetida, essa boa gente, de modo sistemático, a uma estratégia perversora, cujo longo e tenebroso roteiro pode ser agrupado nos quatro conjuntos de ações que exemplifico a seguir, sem esgotar a pauta:

1. Ações pelo império do “politicamente correto”. Elas envolvem tolerar tudo, sempre, exceto a opinião do Papa. Combater a disciplina e jamais dizer “não” a si mesmo. Rejeitar a noção de limites. Inibir o exercício da autoridade nas famílias, escolas, instituições públicas e privadas. Abrandar as penas, tornar morosos os processos. Instaurar o império da impunidade. Assumir, como critério de juízo, a ideologia segundo a qual as vítimas da criminalidade são socialmente culpadas, ao passo que os bandidos são inocentes porque a sociedade os obriga a ser como são (tese do Marcola, que coincide com o espírito da última Campanha da Fraternidade). Matreiro, Macunaíma, o herói sem caráter, piscará o olho.

2. Ações contra a identidade nacional. Elas envolvem reescrever a história do Brasil de modo a promover a cultura do ajuste de contas, da vingança e do resgate imediato de dívidas caducas. Denegrir o passado, borrar a imagem dos nossos grandes vultos, construir estátuas para bandidos e exibir, como novos modelos da nacionalidade, os peitos e bundas dos heróis e heroínas do BBB. Macunaíma esboçará um sorriso.

3. Ações contra a alma e a consciência das pessoas. Elas envolvem rejeitar, combater e, quando isso for inútil, tornar irrelevante a ideia de Deus. Sustentar que pecado é conceito medieval e que coisas como bem e mal são muito relativas, dependentes dos pontos de vista e da formação de cada um. Declarar obsoletos o exame de consciência, a coerência com a verdade e a retificação das condutas. Aceitar como válido que o erro de um sirva para justificar o erro de outro. Canonizar o deboche e debochar da virtude. Combater a Igreja desde fora, pela via do ateísmo militante, e desde dentro, invadindo os seminários com literatura marxista. Macunaíma rirá seu riso desalmado.

4. Ações contra a virtude. Elas envolvem atacar a instituição familiar, ambiente essencial à transmissão dos valores e assemelhá-la a uma coisa qualquer. Tornar abundante a vulgaridade. Servir licenciosidade e erotismo à infância e colocar a maior autoridade do país a distribuir camisinhas no Carnaval. Evidenciar a inutilidade da Lei, tornando nítido, por todos os meios, que uns estão acima dela, que outros, sem quaisquer consequências, vivem fora dela e que outros, ainda, são credores do direito de a descumprir. Macunaíma, o herói sem caráter, rolará no chão, às gargalhadas.

Um comentário:

  1. PARABENS! TEXTO MUITO LÚCIDO E CLARO. A RESPONSABILIDADE DE TODA ESTA TRAGEDIA TEM NOME: LULA DA SILVA E SEU PT DE ESQUERDOFRENICOS QUE ENGANARAM A TODOS DESDE 1978 PREGANDO CONTRA A DITADURA E CLAMANDO DEMOCRACIA, COMBATIAM SARNEY,COLLOR E FHC E HOJE O QUE FIZERAM APÓS ELEITOS EM 2002? o que LULLA esta fazendo agora???
    -SARNEY É SEU MAIOR ALIADO, COLLOR UM POODLE DE ESTIMAÇÃO E FHC SE REVELOU COMO O "MESTRE" DE LULA NA ROUBALHEIRA GERAL.
    LULA É INCONSTESTAVELMENTE O MAIOR CORRUPTO DA HISTORIA MUNDIAL, NUNCA UM MARGINAL ILETRADO ROUBOU TANTO, ENGANOU TANTOS E AINDA ESTA IMPUNE COM O APOIO GERAL DA MÍDIA PROSTITUTA E DOS PODERES PUBLCOS CORROMPIDOS INCLUSIVE AS FFAA.
    O BRASIL VAI SE DESMANCHAR COMO ESTADO , VAI SE FRAGMENTAR EM ZONNAS FEUDAIS E TRIBAIS ONDE A LEI SERÁ A DO MAIS FORTE PARA QUE A AMAZONIA E O PANTANAL SEJA TOMADOS DE FATO E DE DIREITO PELAS POTENCIAS MUNDIAIS DA QUAIS LULA É O MAMULENGO PAGO PARA LEVAR A CABO A DESTRUIÇÃO E ENTREGA DO QUE FOI O BRASIL. QUEM VIVER VERÁ.

    ResponderExcluir