sábado, 25 de abril de 2009

QUE CULPA TENHO EU...? – 2

Mais uma transcrição de audio, em tradução livre, sobre a vida em Cuba. Divirtam-se!


(Toca o telefone)
- ... boa tarde!
- É do supermercado Los Marinos?
- Sim...
- Olhe companheiro, estou querendo uns produtos... saber se vocês tem ai... e os preços
- Depende. Que produtos?...
- Manteiga “La vaquita”, maionese ‘Dueña Delicia”, Leite condensado “Anela”, massa de tomate “Vita Nueva”, pape higiênico... se tiver...
- Papel higiênico não temos. O leite “La vaquita” não existe mais, agora temos fabricado em Rio Salta com a marca “La nina”, a manteiga agora é “Light”...
- Fabricada em Cuba, não é?
- Sim.
-Aha... muito bem. E os preços?
- Os preços são aproximadamente os mesmos: $ 1.30, $ 1.10...
- E a massa de tomate “Vita Nueva”?
- No momento não... mas temos outras marcas...
- Fabricadas aqui em Cuba?
- Sim.
- E pano de chão?
- Temos
- Quanto custam?
- 75 centavos
- Também fabricado em Cuba?
- Sim. A quase totalidade dos produtos que comercializamos são de fabricação cubana.
- Perfeito! Então posso pagar com pesos cubanos?
- Não! Nos só trabalhamos com divisas.
- Tudo em dólar?
- Sim. Tudo em divisas.
- (Voz de irritação crescente) Venha aqui compadre! Como é possível que os produtos sejam cubanos, que nos paguem em pesos cubanos e tenhamos que pagar produtos cubanos em dólar?
- Quando você diz “nós”... Quando você diz “nós”...está se referindo a quem?
- Me refiro a nos cubanos, que vivemos em Cuba e que não temos acesso a dólares...
- Você chegou a Cuba ontem, por acaso?
- Não! Não cheguei ontem. O FATO É QUE JÁ ESTOU CANSADO DE TANTO LIXO! ME EXPLIQUE: COMO É QUE VOCÊ PODE ACREDITAR QUE NÓS CUBANOS, GANHANDO A MERDA QUE GANHAMOS, PODEMOS COMPRAR NOSSOS PRODUTOS EM DÓLARES?
- Porque é parte da nossa política...
- NÃO É POSSÍVEL VIVER ASSIM! SE COMPRO PAPEL HIGIÊNICO NÃO COMPRO COMIDA. SE COMPRO COMIDA E PANO DE CHÃO NÃO POSSO COMPRAR PAPEL PRÁ LIMPAR MEU RABO...!!!
- Por favor!!! Essa é uma política do estado cubano. Você pode ir reclamar em qualquer instância municipal, provincial, nacional...
- Que culpa tenho eu de ter nascido em Cuba?
- Isto vá perguntar pra quem quiser! Não a mim!
(Ligação encerrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário