sexta-feira, 24 de abril de 2009

QUE CULPA TENHO EU...?

As reformas cubanas mobilizam os cidadãos para adquirir bens e serviços que o governo disponibiliza. A transcrição de áudio abaixo, ilustra uma dessas situações.

- Você contatou Cuba Cel...espere um instante e será atendido...”
- Com quem falo?
- Kalina.
- Olha Kalina, meu nome é Gilberto... aí é a loja onde alugam os telefones sem fio, esses celulares?
- Celulares, sim.
- Kalina estou interessado em alugar um desses celulares, quais são os requisitos?
- Nos alugamos a estrangeiros residentes em Cuba ou a cubanos residentes no exterior.
- Quer dizer que se sou cubano residente em Cuba não tenho direito a alugar um celular?
- Exato.
- Estranho, conheço um músico cubano que vive em meu bairro e tem um celular...
- É possível, desde que tenha autorização do Ministério... neste caso o Ministério da Cultura.
- Escuta: vi que a presidente do Comitê (de Defesa da Revolução) onde eu moro também tem um...
- Sim, porque existe um plano nacional...para os comitês... são telefones autorizados...
- E não posso conseguir uma autorização do Comitê do meu bairro?
- Não, isto é controlado.
- Kalina eu tenho um amigo que vive no exterior e chega na próxima semana. Posso alugar um celular em seu nome?
- Sim, exato! No nome dele pode...
- Então o que preciso? O passaporte dele e nada mais?
- Sim, o passaporte.
- Ele vem de Miami e é cubano...
- Ah... esta é uma situação irregular... acredito que não será possível.
- Kalina, então aqui em Cuba, para ter um celular preciso ser estrangeiro?
- Sim.
- Então me diga Kalina, que culpa tenho de ter nascido em Cuba?
(Som de fim da ligação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário