segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A PETROBRÁS E O PRÉ SAL



 ·        
·         Acabo de ler uma das manchetes que falam da irritação do ministro Mantega em relação a vazamentos relacionados com a Petrobras. Não, leitor(a), nada que tenha paralelo com a tragédia ambiental da BP. Pelo visto, e se entendi bem a situação, a catástrofe é muito, muito pior.
O atual desgoverno, não satisfeito com o elevado teor de embuste em praticamente tudo o que faz e – principalmente – anuncia, quer dar o coup de grâce no finalzinho da era Lulla. É, sem dúvida, mais uma tentativa de demonstrar que faz tudo o que quer e esfrega o que quer no focinho do povo dando gargalhadas. Afinal, no proverbial país do “é assim mesmo” composto de 80% de analfabetos funcionais (índice curiosamente coincidente com o índice de popularidade do atual presidente), who cares?
Enfim… a Petrobras, controlada pelo desgoverno com um terço das ações, propala uma pie in the sky – que, nesse caso precisaria de uma tradução adaptada para o fundo do mar – conhecida como Pré-Sal. Há indícios de que esse óleo exista, mas há muita gente que entende muito mais do assunto do que eu que duvida igualmente, e com a mesma veemência. Não é o caso de entrar nessa discussão, aqui e agora.
O que acontece é que, para prospectar essa torta de óleo nos cafundós das profundezas do mar, a Petrobras não tem dinheiro. Nem ela, nem o desgoverno que a aparelhou, nem ninguém – nem aqui, nem no exterior. Os investimentos necessários, segundo se informa, são de quase 240 bilhões de dólares. (Como paralelo de mensuração, e entre parênteses, a gigante ferida GM anunciou há pouco que pretende lançar ações para captar 15 bilhões de dólares no mercado, o que já é um caminhão de dinheiro, de qualquer ângulo que se olhe para isso; o Bolsa Esmola, outro parâmetro comparativo, custa cerca de 7 bilhões de dólares por ano).
Como sair da sinuca de bico? No caso de uma turma acostumada a dar um nó em pingo d’água depois do outro – e, o que é melhor, impunemente, nada mais fácil. Não há dinheiro? Quanta bobagem! Pode-se pagar perfeitamente com o óleo que ainda está (ou, lembre-se bem, pode não estar) lá embaixo, a milhares de metros de profundidade.
 Numa operação dessas, segundo as regras do mercado financeiro, se a Petrobras fizer o que se denomina uma “chamada de capital”, os outros dois terços dos acionistas, pulverizados entre milhares de investidores minoritários brasileiros e estrangeiros, receberão prioritariamente a oferta de comprar o novo lote de ações. E aí surge o pulo do gato potencialmente fatal para o atual equilíbrio das cotas: o desgoverno paga sua fatia (atualmente calculada entre 50 e 100 bilhões de dólares) com um vale-óleo escrito (figurativamente) a lápis. Os acionistas minoritários, para comprar as novas ações, terão que pagar à vista, cash.
O irritante vazamento de que falei acima referia-se exatamente às divergências entre os cálculos do que poderia valer o óleo que está (ou estaria) escondido lá em baixo do oceano, em águas (lembre-se) internacionais. Uma consultoria estabelece de 5 a 6 dólares por barril, enquanto outra acredita em 10 a 12 dólares. De uma forma ou de outra, vai ser complicado para os pequenos manterem sua posição.
Não é à toa que os preços das ações da Petrobras estão despencando, e que a Vale passou a Petrobras em valor de mercado. É como diz o velho ditado: quanto mais alto, maior o tombo. Por isso, é de se perguntar: com esse truque financeiro (que pode ter repercussões nos tribunais), o desgoverno resolveu quebrar a Petrobras? Seria a negra cerejinha do sundae para uma “esquerda” burra (mas metida a esperta como ela só) como a do fazendão. Afinal, é nessa terra que 80% dos habitantes, cegos, aplaudem freneticamente uma certa senhorinha que até há pouco tempo era presidente do conselho de administração da… Petrobras!
·         Publicado em 22/08/2010Em: http://www.diretodaredacao.com/noticia/a-petrobras-e-o-pre-sal
Cortesia da leitora Maria Cecilia Gouveia.

2 comentários:

  1. PeTrobras è chão que deu uva. Seu aparelhamento por parte da petalhada, liquidou-a e, o Estado só tem 1/3! Grande economista essa dilma e mantega, ambos membros do seu conselho de administração. O que será do Brasil quando dilma tomar posse! Obedecerá ao lulla? Ao agente cubano dirceu? Mas vamos a fatos. A PeTrobras, está falida! Soros, o maior investidor do mundo, vendeu todas as ações da empresa. Os papeis comuns da Petrobras representavam a maior participação de uma única empresa no fundo de Soros e valiam 405 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2010. A Soros Fund Management, de George Soros, semana passada, comunicou à SEC que vendeu todas as 36,8 milhões de ações que tinha da Petrobrás, via ADRs. Era o maior acionista individual da estatal. Antes, vendera todas ações que tinha na Vale e comprou da PeTrobras! O banco UBS, também na semana passada, mandou seus investidores se desfazerem de posições na Petrobrás.

    Para complicar a situação da PeTrobras, o navio plataforma P-33 com claros sinais de corrosão no casco, foi interditada por oferecer sérios riscos de segurança. A plataforma P-35 sofreu um princípio de incêndio. A plataforma P-31, no Campo de Albacora, tem falhas de segurança e de conservação, o que colocaria em risco a vida dos petroleiros que trabalham na unidade.

    Ninguém possui ainda tecnologia para explorar o petróleo ou grude, tão fundo. Para se ter uma ligeira ideia, para se tirar grude a essa profundidade onde a temperatura è muito baixa, a sonda tem de ter na ponta, aquecimento de 96º, senão o liquido viscoso do grude, não sobe. E ainda ninguém viu uma gota desse grude, mas já falam em reservas de bilhões de barris! Não serão trilhões? È mais chique! Tudo isso numa falha sismica! E se o tubo rompe como no Mexico? Como vão impedir que esses "bilhões" de barris em grude, vazem?

    Quanto aos investimentos necessários, segundo se informa, são de quase 240 bilhões de dólares que podem muito bem virem do nosso fundo externo de US$ 250 bilhões que meirelles tem nos EUA e nos custaram quase o triplo desse valor, apenas para que a Oligarquia Financeira Transnacional não perca nem um centavo com seus investimentos de alto risco na Bolsa de São Paulo!

    Como eu adoraria ser mais um idiota útil e fazer parte desses 80% dos habitantes, cegos, aplaudem freneticamente uma cera matrona e um alcólotra!

    ResponderExcluir
  2. A PeTrobras, está na Pré-Falência. Restava a Vale! Restava, pois já está inadiplente! O insuspeito link "Contas Abertas", dá a notícia. A Vale, defende-se, diz que não! Então quem está querendo a ruina da Vale? lulla? dilma? Será culpa do Siafi?

    Creio que afinal a Bolsa de Valores vende gato por lebre!

    "O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) incluiu ontem (23) a empresa Vale no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), um banco de dados governamental com nomes de pessoas físicas e jurídicas com algum débito junto à União. A maior mineradora do país é acusada de não recolher corretamente a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Naturais (CFEM), os royalties do setor, referentes às minas do Complexo de Carajás, no Pará. Com a inclusão no Cadin, a Vale pode ficar impedida de participar de licitações federais e de obter financiamentos públicos.

    Levantamento feito pelo Contas Abertas mostra que, ontem (23), houve dois lançamentos no Siafi (sistema de acompanhamento oficial de receitas e despesas da União) envolvendo dois CNPJs diferentes de empresas do Grupo Vale. Em 7 de julho, porém, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, já havia lançado outras três inscrições da Vale no Cadin. Em 17 de agosto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária também lançou a mineradora como inadimplente. Veja aqui o documento do Cadin na íntegra."

    (...)

    http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/Noticias/DetalheNoticias.aspx?Id=240&AspxAutoDetectCookieSupport=1

    ResponderExcluir