domingo, 15 de agosto de 2010

DE UM BLOG CUBANO


Por Arlindo Montenegro

Depois de ler que o coma'ndante Castro anunciou o fim do mundo, só lendo blogs cubanos, para saber o que pensam os ilhados, sobre a última ameaça dos "imperialistas ianques" e os conselhos do velho ditador ao presidente dos EUA. Maria Cecilia "Guerreira", me mandou um livro texto da escola básica, onde a meninada aprende que Cuba é o céu! Com a palavra os cubanos:


"A família cubana está destruida, não só pelas separações territoriais produzidas pelas emigrações, como também pelas contradições políticas entre cada membro dentro do país. Outro dia fui convidada para comer na casa de uma amiga e terminei a reunião deprimida pelo choque de duas gerações, pais e filhos: uma que cala por respeito aos mais velhos e outra que ofende por sua ideologia absolutista."

De uma viagem ao interior:

"Mulher prática que sou, pensei em aproveitar minha viagem à Santa Clara para comprar na rodovia os produtos que na Capital custa muito para se conseguir ou têm um preço muito alto. Desde pequena recordo os camponeses vendendo na beira do caminho, eles mesmos semeiam ou criam, comerciando as mercadorias diretamente com os viajantes.

Surpreendeu-me a falta de vendedores ambulantes por kilômetros e kilômetros, esses camponeses têm uma economia muito precária e custa acreditar que a polícia se dedique a castigá-los por negociarem aquilo que brota das suas próprias mãos. Em casas de madeira e com suas vaquinhas recenseadas, com a venda de umas libras de queijo conseguem alimentar suas famílias por alguns dias.

Ainda restam alguns, dificilmente somam uma vintena ao longo dos kilômetros que separam Havana de Santa Clara. Temerosos, quando o carro para, acercam-se com cautela, pois a PNR(Policia Nacional Revolucionaria) os caça fazendo-se passar por cliente.

O rapaz com quem finalmente pude comprar queijo não chegava aos 25 anos, com certeza. Perguntei-lhe o que acontecia quando os pegavam: eles fogem a toda velocidade, tratam de salvar ao menos alguma mercadoria, e os policiais correm atrás deles floresta adentro.

-Correm atrás floresta adentro?

Dá trabalho levar a sério a imagem ridícula de um uniformizado correndo atrás de um campones pelo matagal, para confiscar-lhe vinte bananas. Como não ia fazer uma dissertação para o pobre rapaz, simplesmente lhe paguei e fui-me, porém a ideia me dá voltas na cabeça: Não há um milhão de pessoas improdutivas ganhando salários segundo o general Raúl Castro? Por que não começam a desmobilizar estes empregos predadores da economia familiar e permitem que os camponeses vendam seus produtos onde queiram?"

Comentários à postagem

"Robin Hood disse ...
tirania totalitária de Fidel Castro não está caindo por duas razões importantes:

- Qualquer possibilidade de associação é severamente reprimido, algo que nem Batista nem Machado impediu totalmente. (Eles tinham as partes, clubes, jornais independentes), comprova a ataques na rua G Vedado, ou que não permitem que um jovem é mais 5 minutos em pé em uma esquina.

- A segunda razão: a campanha de apoio e revoltante desinformação do comunismo internacional e uma série de governos corruptos para votar Castro na ONU, a OEA ea ONU, tal como existe. Sem mencionar o petro-dólares do discípulo de Chávez. Sem isolamento internacional é muito difícil libertar Cuba desses monstros."
(...)
"Um Estado baseado na ilegalidade e governar por decreto como foi o comunismo em Cuba não pode promover qualquer outra coisa do que a corrupção e extorsão de quem está no poder.

"passar ruiz anjo disse...




Corrupção é o padrão de vida do Homem Novo"

"Comandante, a única coisa que desejo e que a sua profecia holocaustica mundial se transforme em realidade, ou então coloque uma potente bomba nuclear na sua bolsa de colostomia e rebente a ilha de uma vez."

"A Invasão Cultural Norte-americana" é o livrinho de texto que comentaremos. Ali está descrito o contrário do que os cubanos vivem e pensam isolados do mundo. Veremos isto numa postagem próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário