quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O CORREIO DO MENINO JESUS






O artigo está na Revista Catolicismo de Dezembro de 2007, assinado por Carlos Eduardo Schaffer, a quem peço desculpas por suprimir alguns detalhes, publicando de modo resumido a emoção desta festa, que vivi na infância em sua pureza, guardando seu significado mais profundo, hoje arrebatado por este velho barbudo, que em sua gênese histórica batia nas crianças desobedientes com uma vara de marmelo.

“A criança encantava-se com o presépio, com a árvore de Natal, com a "estrela de Belém", com os chumaços de algodão imitando neve, com as músicas natalinas - entre as quais destacava-se o "Noite Feliz", tradução brasileira da famosa "Stille Nacht, heilige Nacht". A Missa na paróquia, especialmente festiva e envolta num ar de júbilo sobrenatural, fazia evidentemente parte das comemorações e ficava profundamente gravada na memória. Em lugar não muito secundário, vinha também a expectativa da saborosa ceia de Natal...”

“Numa pequenina aldeia da província "Alta Áustria" (Ober Österreich), chamada Christkindldorf (Aldeia do Menino Jesus), foi criado um
posto de correio ao qual foi dado também o nome de Christkindl Postamt
(Agência de Correio do Menino Jesus). As crianças hoje podem escrever ao
Menino Jesus, endereçando a carta a este correio. E poderão receber
resposta...”

“Esta história começa no fim do século XVII. Ferdinand Sertl, então regente da bandinha dos bombeiros da cidade de Steyr, sofria de epilepsia. Católico de profunda fé e piedade, tinha confiança na oração e esperava ser curado.”

“Para poder rezar com mais recolhimento, por volta de 1695 comprou uma imagem do Menino Jesus, de cera. Foi ao bosque de Unterhimmel (Sob o Céu), a uma certa distância da cidade, cavou um pequeno oratório em uma grande árvore, e lá colocou a imagenzinha, diante da qual rezava com freqüência para pedir sua cura. Tendo efetivamente recebido a graça pedida, espalhou-se rapidamente a notícia, e logo começaram as peregrinações e novos milagres.”

“Em 1699 foi construída em torno daquela árvore uma capela de madeira. Em 1702, Dom Anselmo, prior da abadia beneditina de Garsten, situada nas proximidades, tendo em vista o sempre crescente número de peregrinos, deu inicio à construção da atual igreja, que foi consagrada em 1709 (2). No altar principal pode-se ver a imagenzinha original do Menino Jesus (1), incorporada de maneira muito artística à própria árvore onde Ferdinand Sertl havia origina originalmente colocado o Divino Infante.”

“No alto da porta principal, uma inscrição: NOLITE PECCARE IN PUERUM (3) - Gen. 42, 22 ("Não pequeis contra o Menino"), frase que, em nossos dias, pode ter um sentido muito mais grave do que na época em que foi gravada, pois no Menino Jesus estão especialmente representadas todas as crianças inocentes, especialmente as ameaçadas pelo aborto.”

“Em torno do santuário foi aparecendo um pequeno casario, chamando
Christkindldorf (Aldeia do Menininho Jesus). Em 1946, depois da II Guerra Mundial, quando a Áustria estava ocupada pelos exércitos aliados, um soldado americano sugeriu ao correio austríaco que utilizasse, para fins filatélicos, imagens da pitoresca aldeia e respectiva igreja como tema de selos natalinos. As cartas enviadas daquele local recebiam o carimbo da agência Unterhimmel então existente.

A iniciativa teve tanto sucesso que, em 1950, o correio criou uma agência
especial chamada Christkindl Postamt (4) (Agência de Correio do Menininho Jesus), que começou a funcionar nas dependências da casa paroquial, tendo já no primeiro ano atingido um volume de 42.000 cartas. O número de missivas, desde então, não pára de crescer. Em 2006 foram postadas cerca de dois milhões de cartas.

Essa agência de correio só funciona a partir do primeiro domingo do Advento até a festa dos Reis Magos, no dia 6 de janeiro. Ela praticamente não distribui correspondência, pois são muito poucos os moradores da região. Recebe cartas de crianças e responde àquelas que pedem resposta (5). Mas não são só as crianças que querem receber uma missiva vinda do "Correio do Menino Jesus"...

Entre os adultos isto é também muito apreciado. E por isso, durante o tempo em que este correio fica aberto, além dos ônibus de turistas, de peregrinos e dos próprios austríacos que lá vão para postar seus cartões de Natal, o correio recebe também, dos mais distantes lugares do mundo, volumes com cartas já endereçadas, e que devem ser seladas com selos relativos a Christkindl, carimbadas com um carimbo especial a cada ano, e assim expedidas.

Informações a respeito podem ser obtidas em inglês em
http://www.christkindl.at/

O artigo original pode ser encontrado no endereço:
http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=976F84BA-3048-313C-2ED8DA10ED4CCF15&mes=Dezembro2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário