segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DESASTRES NATURAIS?

Por Arlindo Montenegro

Uma ilustre amiga, daquelas pessoas que percorreu o mundo, plantou árvore, criou filho, escreveu livro de poesia, brigou com autoridades e privilegia todas as ongues em defesa da vida humana e animal, escreve irritada diante da tragédia criminosa que afeta a região serrana, cartão postal do Rio de Janeiro: "Quem poderia escrever um artigo DAQUELES pondo o guizo nos pescoços dos responsáveis? Onde estão o Ministério Público e a OAB?"

Dona Maria, se acalme! O Ministério Público e a OAB, são partes do mesmo sistema, da mesma engrenagem política que tem a cara de pau de definir como "desastre natural", uma tragédia anunciada há muito tempo, do pleno conhecimento das tais "autoridades" municipais, estaduais e federais. Isto foi dito por dona "Margareta Wahlstrom, representante da ONU para a Redução de Desastres", não foi?

Os articulistas da mídia, seguem a versão do "desastre natural". Isto é muito natural para quem está compromissado até o talo, com as autoridades que firmam compromissos internacionais, ("compromisso firmado pelo Governo em 2005 com a ONU") pegam a grana e não fazem nada, em...
"Uma década de descaso por parte do governo, aliado a eventos climáticos cada vez mais intensos, (que) deixou 7,5 milhões de brasileiros sem casas, com prejuízos econômicos, físicos ou psicológicos.

O "guizo" que dona Maria pede, pode ser posto no pescoço do ex presidente, da atual presidente, dos ministros do planejamento e das cidades, dos governadores e prefeitos, dos engenheiros de obras, dos fiscais de obras... E do bolso deles deveria sair a indenização para cada uma das vítimas atuais e futuras, porque outras consequências estão por vir.

"É surpreendente que o Brasil não esteja mais preparado para algo que ocorre com tanta frequência", afirmou Debarati Guha-Sapir, diretora do Centro de Investigação sobre a Epidemiologia dos Desastres, que trabalha com a ONU." E o email do Jamil diz: "Só no ano passado, desastres naturais causaram prejuízo de US$ 109 bilhões, valor três vezes maior que o de 2009. As chuvas e suas consequências foram os desastres mais comuns da década e do ano." Desastres ou crimes continuados?

Do ponto de vista político, repetir que o crime é "desastre natural", reforça apenas a irresponsabilidade dos governantes, que ninguém sabe que fim deram aos recursos disponíveis para as obras de prevenção, para a defesa da segurança da vida e das propriedades das pessoas. Desastre natural é erupção vulcânica, tsunami, incêndio causado por raio.

Mas no entendimento dos psicopatas com aura de "líderes", "salvadores", "sabe tudo", alagamentos decorrentes do inexistente planejamento urbano, alagamentos em estradas e queda de barreiras, morte de peixes nos rios, de aves e insetos polinizadores, envenamento de lavouras e lençóis freáticos, contribuem para a redução populacional. Eles desprezam a vida humana.

Para construir uma casa, o sujeito paga imposto na compra do terreno, paga a planta elaborada por um engenheiro, paga a aprovação da Prefeitura carimbada no desenho da planta. Existe uma lei federal de proteção de mananciais e cada município e estado possui o mapeamento geológico, retor das permissões de ocupação. Antes de cumprir as Leis existentes, nossos governantes se preocupam com a arrecadação.

O Estado e as Prefeituras, são responsáveis por guias e sarjetas e conservação de ruas e estradas vicinais. Se uma prefeitura aprova um projeto, sabe que restrições cobrem a área e que obra de drenagem deve ser feita. Como se justifica permitir a construção de uma moradia sobre a linha d'água? Como omitir a exigência de obras adicionais de segurança nas encostas? Pra isto cada proprietário paga o imposto anual, variável e crescente, para que preservem afluentes, cuidem do lixo, distribuam água potável e no mínimo informem sobre os riscos e prevenção...

A gente delega ao estado, elege os administradores e tem o direito de exigir que sejam responsáveis pelas consequências de seus atos. Nestes "desastres naturais" cada pessoa sobrevivente, tem e deve exercer o direito de cobrar via judicial, do prefeito, do governador, do presidente, que no mínimo deveriam cobrir de imediato todas as necessidades, sem esperar a caridade pública, sem cadastros e sem despejar caminhões de roupas doadas pela generosidade do país inteiro, no meio da rua. Isto caracteriza o desprezo às pessoas.

É preciso olhar com muita atenção o mundo em que vivemos e pensar bem, antes de falar em desastre natural. Tudo quanto fazemos, de modo construtivo ou destrutivo tem consequências. A hidrelétrica no meio da mata, o colossal canal de desvio das águas do "velho Chico", as permissões de uso de agrotóxicos letais, as enfermidades contraídas pelo uso de águas cloradas, o fluor das pastas dentais, o aspartame nos refrigerantes e adoçantes, balas e biscoitos...

Nossos arrogantes homens públicos desprezam todo o conhecimento. Isto tem consequências trágicas . Estes são crimes de responsabilidade exclusiva do estado corrupto, viciado em informações mentirosas. Centenas de cadáveres não resgatados vão gerar consequências. E nem estamos em guerra. Somos reféns da incompetência.

4 comentários:

  1. O ex-ministro do Planejamento, paulo bernardo è o principal e ÚNICO culpado do "desastre natural" um pouco por todo o Brasil e que ceifou a vida de centenas de brasileiros, pois por duas vezes recusou verba para obras de contenção e prevenção desses "desastre natural".

    Ele deveria responder criminalmente! Abaixo dele e não minimamente isentos de culpas, estão a dilma, lulla, governadores e prefeitos! Todos são responsáveis por esse genocidio de "causas naturais"! E a ajuda para reconstrução, abertura de estradas, reparo e construção de pontes, è práticamente nula! Saiu um psicopata, entrou outro! Ou será ditador?

    Bem escreve Reinaldo de Azevedo sobre esta nova psicopata eleita com urnas eletrônicas que não permitem recontagem de votos, nem os que imprime!

    Agora o marqueteiro João Santana, pago a peso de ouro, com nosso dinheiro, está tentando criar uma imagem de santa para a psicopata! "Santa" dilma! dilma, a grossa feita santa pelas meninges loucas de um marqueteiro! Branqueando a malvadez dessa psicopata tão responsável como paulo bernardo pelas centenas ou mesmo milhares de mortes devido a putativas "causas naturais"!

    "Agora nós já sabemos por que não devemos importunar Dilma Rousseff com problemas da vida real. O marqueteiro João Santana decidiu que ela deve ocupar no imaginário dos brasileiros o lugar de uma "rainha", aquela que é ubíqua, mas distante; generosa, mas intocável; amorável, mas impessoal; maternal, mas intangível; transparente, mas insondável."

    (...)

    http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=10273&Itemid=141

    ResponderExcluir
  2. Mas continuando.

    Temos um exemplo atual, o Egito. Uma ditadura de 30 anos, e nós por aqui, a continuação de uma com oito anos! Urnas eletrônicas não são democraticads pois são comprovadamente fraudolentas.

    Como deve se recordar os manuais da teoria do Estado, dizem que o Estado nasceu quando o povo decidiu passar parte da sua soberania para uma entidade própria, em troca de bens públicos -seguranca, estradas, justica entre outras. E que tal entidade exerceria o poder e a soberania "emprestada" em nome desse povo, estabelecendo assim uma espécie de contrato social, com direitos e deveres de ambas as partes! Só que no nosso caso, parece que o contrato social se rompeu, ou está em vias de se romper. Uma das partes, o povo, está a cansar-se da ineficiência da outra. No caso do Egito, cansou-se e parece que quer recuperar se não toda pelo menos uma parte dos poderes "emprestados". Só que a história mostra-nos que quando o poder cai na rua, as consequências podem ser catastróficas, porque muitas as vezes ao inves de usar a razão o povo pode decidir baseado em emoções, com consequências catastróficas para ele próprio e para o Estado.

    O psicopata lulla por duas vezes afirmou que colocava mais gente na rua que o movimento CANSEI colocou. Só analfabetos funcionais loucos, empossados do mais alto cargo da Nação, falam desse jeito. A "mãe" do PAC, esconde-se atrás de saias!

    ResponderExcluir
  3. Geraldo Almendra, de forma superior, diz-nos com exatidão quem è essa figura que apenas com 30 dias de desgoverno, já a petralhada esquerdopata a glorifica como santa! Só faltam dizer que è um "animal político"! Ela, que declarou um curriculum falso, não sabe expressar-se com vocabulário rico e coerência no discurso. Enfim, outra analfabeta funcional eleita fraudolentemente por urnas eletrônicas manipuláveis que não permitem recontagem de votos, apenas para encobrir toda a porcaria e corrupção deixada pelo molusco ébrio, analfabelto funcional, traidor convicto (Nióbio, Itaipu, reconhecimento dos nossos selvagens úteis perante a ONU e que irão desmembrar o nosso território em cerca de 224 novas "nações", ao serviço do Foro de São Paulo, da Oligarquia Financeira Transnaconal e do Novo Governo Mundial.

    "Uma frase "poética" escrita por um parlamentar sobre o estilo de governo da presidente:"O silêncio e a discrição da presidente devem ser entendidos como um encorajamento a formas virtuosas de gestão do Estado com reflexos positivos no comportamento da economia e no destino da vida dos cidadãos."

    Que lindo! É muita idiotice em apenas uma frase!
    Desde quando, seu lacaio defensor gratuito, ser um ESTADISTA significa ser silencioso e discreto?

    Isso aí, na verdade, é não saber nem o que fazer nem o que dizer para fazer, seu bobão, seu idiota eleito pelo voto dos palhaços dos contribuintes!

    A presidente do nosso país está mais perdida que cego em tiroteio e já tem gente dizendo que tudo não passa de um marketing premeditado para transformá-la em algo acima dos seres humanos normais, isenta de críticas pela sua ignorância gerencial, mas uma princesa acima do bem e do mal para ser idolatrada pelos milhões de pedintes-bolsas-qualquer-coisa."

    (...)

    http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=10276&Itemid=141

    ResponderExcluir
  4. A TV Globo também já fez elogios à psicopata. Ontém e hoje em telejornais. Hoje, aqui no Rio, quando a tromba d'água caiu e trovejou muito, pensei:"chegou nossa vez". Mas o prefeito-menino e o governador (???????) fizeram pacto com o demo. Já parou a chuva e as favelas aumentando o número de construções...

    ResponderExcluir